Qual criar: portfolio digital em PDF, site ou blog?

Está em dúvida sobre qual tipo de portfolio criar? Aqui você descobrirá vantagens dos principais tipos de portfolio digital, como PDF e site.

ilustração de ícone de pdf

Já se perguntou qual a melhor opção entre o portfolio digital em PDF ou site (ou quem sabe um blog)?

Muitas pessoas acreditam que um é oposto ao outro, mas não é bem isso. Cada alternativa tem uma função, público, vantagens e objetivos. Dessa forma, o segredo para escolher qual criar é conhecer bem as características de cada um. 

Na hora de produzir um portfólio digital, muita gente aposta no formato PDF, pois, além de gratuitos, esses arquivos permitem reproduzir conteúdo impresso, como páginas de um jornal ou uma revista.

Profissionais que trabalham com conteúdo de mídia impressa tendem a recorrer à essa alternativa.

No entanto, documentos estáticos como o PDF têm algumas limitações. É onde entram as vantagens do portfólio em formato de site, principalmente para criadores de conteúdo digital em mídias audiovisuais.

Hoje você descobrirá um pouco mais sobre as qualidades de ambos os tipos de portfólio. 

Portfólio digital em PDF: Vantagens, limitações e dicas

O portfólio digital em PDF pode atuar na realidade física e virtual, afinal, pode ser impresso e entregue em mãos.

Além disso, também pode ser enviado através da internet, por e-mail ou até mesmo por aplicativos de conversa.

Veja um pouco mais sobre esse tipo de projeto.

Vantagens do portfólio digital em PDF 

O portfólio digital em PDF permite a criação livre de um material único, em que o autor pode expressar sua capacidade de criação em um nível alto de fidelidade e criatividade.

Usando programas de design ou diagramação, como Photoshop, Adobe Illustrator ou InDesign, o profissional pode criar um material que exemplifique ao empregador/cliente sua capacidade total. 

Veja também: Ferramentas para criar e editar portfólio em PDF

Quando impresso, a maior vantagem do material é dar destaque às cores e às texturas de cada trabalho.

Para quem trabalha com criação de material visual estático, como fotografias, design, pintura e diagramação, por exemplo, é uma vantagem bem relevante. 

Sobretudo, é também uma opção mais prática para apresentações presenciais. Se a reunião com o cliente ou entrevista acontecer na sede da empresa, um material palpável tende a impressionar mais. 

Além disso, pode não haver conexão estável ou meios de acessar um portfólio online. Sem contar que exibir imagens numa tela não gera o mesmo impacto que utilizar um papel específico para impressão gráfica em alta qualidade.

Ou seja, criar portfólio em PDF impresso permite mobilidade e causa uma boa impressão em entrevistas presenciais.

Por outro lado, quando enviados em modelo digital, ainda assim dispõe da capacidade máxima do profissional quanto a criação e potencial artístico.

É recomendado para os seguintes profissionais:

  • arquitetos, 
  • ilustradores, 
  • pintores, 
  • fotógrafos,
  • editores de imagem, 
  • designers, 
  • desenhistas, 
  • diagramadores,
  • decoradores,
  • designers de interiores.

Limitações do portfólio digital em PDF

Apesar das vantagens, o portfólio em PDF também possui algumas limitações.

No geral, as que mais implicam são duas:

  1. Dificuldade de acesso. Seu portfólio não estará disponível a qualquer momento para qualquer potencial empregador ou cliente. Para que eles tenham acesso, você precisará enviar seu portfólio. Caso eles percam o arquivo, só o reenvio os fará ter o seu portfólio em mãos novamente.
  2. Possíveis erros custam mais caro. Ninguém cria nada com intenção de errar, mas isso eventualmente pode acontecer. No caso de um portfólio em PDF (principalmente quando impresso), um simples errinho não pode ser consertado de forma fácil ou barata. Diferente das versões digitais e online, nas quais editar é um procedimento simples. 

Dicas para criar um bom portfólio digital em PDF

Agora, que tal algumas dicas para fazer sucesso com um portfólio digital em PDF?

Aprenda a surpreender com um material bonito, eficiente e criativo.

  1. Selecione seus melhores projetos. Enfatize principalmente os trabalhos dos quais você tem mais orgulho, além dos mais elaborados. Faça com que o leitor perceba, com clareza, suas habilidades e potenciais. 
  2. Conte uma história. Organize os trabalhos numa ordem lógica, como se fosse um roteiro de um espetáculo – linha do tempo, temas relacionados ou qualquer sequência que seja interessante. Pense que deve haver uma introdução, um ponto alto e um final interessante.
  3. Se tiver trabalhos econômicos, cite. Dependendo da sua área, mostrar um bom trabalho com um baixo custo pode ser uma jogada bem interessante, principalmente para empresas. Mas cuidado, não se mostre econômico no portfólio, apenas em trabalhos que estarão no portfólio. 
  4. Mostre relevância. Seu estilo deve se adequar aos objetivos do cliente. Tente encontrar os exemplos mais próximos ao nicho de atuação do contratante. Se necessário, monte portfólios diferentes, com amostras de outras atividades que você exerça.

Uma dica adicional diz respeito aos portfólios impressos: montar uma pasta ou fichário com páginas removíveis pode facilitar manuseio.

Jamais entregue páginas soltas de um portfólio. Dê preferência ao modo paisagem e restrinja as dimensões do documento a um tamanho pouco maior que o de uma folha A4.

Site de portfólio digital: Vantagens, limitações e dicas

exemplo de um portfolio em formato de site

Já no caso do portfólio digital em formato de site, as vantagens são bastante atraentes para muitas profissões.

Afinal, ter um site disponível 24hrs no mundo inteiro para quem quiser acessar é algo que conquista pela praticidade, além de poder ser uma grande amostra de potencial profissional.

Veja o porque de o portfólio digital online ser tão querido!

Vantagens do portfólio digital online

As vantagens de acessibilidade do portfólio online são tantas que, mesmo quem tem amostras físicas de projetos anteriores deveria considerar um portfólio digital.

Em primeiro lugar, podemos citar que um site pode ser organizado de tantas maneiras que a interação com o seu material pode se tornar uma experiência única. 

Particularmente, adoro recomendar o portfólio online do web designer Robby Leonardi como um exemplo genial de como um site-portfolio pode ser criativo e eficiente. 

Além disso, um link para o portfólio online pode ser disponibilizado em redes sociais, ficando assim disponível para todo possível empregador e cliente que se sinta interessado.

Com isso, não é necessário ter de enviar o link para que as pessoas vejam. No caso do site, a comunicação pode partir da parte externa. 

Outro ponto forte da internet é o conteúdo multimídia. Um portfólio online não precisa ficar restrito a ilustrações estáticas. Dá para adicionar vídeos, animações, gifs e até músicas.

Com isso, é uma opção favorável para várias profissões, por exemplo:

  • web designers,
  • editores de vídeo,
  • fotógrafos,
  • ilustradores, 
  • arquitetos e designers de interiores,
  • social media, 
  • locutores, 
  • cantores e performers,
  • mestres de cerimônias,
  • dançarinos, 
  • entre outros.

Por fim, há a vantagem editorial, pois é possível atualizar o material através de um processo mais dinâmico, que não exige todo um retrabalho de organização e diagramação.

É possível sempre estar adicionando novos feitos sem a necessidade de alterar uma diagramação inteira. 

Limitações do portfólio digital em formato de site

No entanto, nem tudo são flores, ainda preciso de contar algumas limitações, ou melhor, detalhes que podem ser empecilhos para o seu bom portfólio digital como site.

  1. Investimento é fundamental. Não é preciso pagar para ter um site ativo, mas para ter um site que se destaca, um investimento é crucial. Afinal, somente pagando você consegue um bom domínio e um site que vai ser a sua cara, personalizado do jeito que você quiser. 
  2. Não é tão “caloroso” em reuniões presenciais. Diferente dos materiais palpáveis, a apresentação de um site não é tão enérgica em situações presenciais. A não ser que você possa usar um projetor, a experiência pode se basear apenas em apontar seus feitos em uma tela de computador.
  3. A imagem digital perde potencial de qualidade. Na tela de um equipamento, as cores e texturas sofrem influência da qualidade hardware. Isso pode fazer com que o seu trabalho pareça menos impressionante do que a olho nu. 

Dicas para criar um bom site para portfólio digital

Confira algumas dicas interessantes para quem tem ou quer fazer um site com portfolio. Veja como transformar seu local na internet em um potencial gerador de lucro. 

  1. Organize seu material da melhor forma. Para quem pensa em apostar nesse modelo de portfólio, a sugestão é organizar álbuns e galerias de fotos conforme a categoria de cada serviço realizado. Junto às imagens, é possível acrescentar legendas com informações sobre o briefing e os resultados obtidos. Se você tem vasta experiência na área, ainda pode organizar por marcas e empresas nas quais você já trabalhou. 
  2. Facilite o acesso às suas informações de contato. Na empolgação, muitos profissionais acabam deixando as informações de contato em segundo plano. Lembre-se que conseguir trabalhos é a premissa básica do seu portfólio. Por isso, crie uma página específica para suas informações de contato como e-mail, redes sociais e número de telefone. 
  3. Use seu portfólio para promoções. Ter um site abre um monte de possibilidades. Que tal criar promoções e deixá-las disponíveis em seu portfólio online. Atraia clientes não só por suas habilidades, mas também por ações de marketing. 

Por que ter um portfólio digital online?

Apesar de todos nós reconhecermos as vantagens do portfólio em PDF, na aposta pessoal, acredito que o site em formato de portfolio ainda está um passo a frente.

Para deixar claro como cheguei a essa opinião, resolvi trazer alguns benefícios do portfólio online mais detalhadamente.

Confira: 

Compartilhamento

Anexos pesam num e-mail, mas links não interferem no envio das mensagens.

Você também pode compartilhar exemplos dos seus projetos nas redes sociais. Postagens nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, e até mesmo uma mensagem de WhatsApp, podem gerar tráfego para o seu portfólio digital online.

Além disso, não é preciso dizer que a internet alcança muito mais pessoas do que o meio “off-line” tradicional. Com um portfólio em rede, clientes e empregadores podem compartilhar entre si o seu material mesmo que você não tenha conhecimento disso. 

Customização

O layout do portfólio é um aspecto importante, que atribui uma identidade visual à sua marca e ao seu potencial profissional como um todo. Num site próprio, você pode soltar a criatividade!

Vale lembrar que, além de inovador, o design deve ser de fácil navegabilidade. Esses elementos contam pontos a favor de qualquer profissional de qualquer área. Como a experiência do usuário tende a ser positiva, as chances de o material causar uma boa impressão aumentam.

Individualização

Num espaço particular na rede, também se podem organizar categorias e subcategorias conforme os trabalhos realizados anteriormente. Cada projeto pode vir numa página individual, com link único.

Dessa maneira, ao tentar conquistar um novo cliente, fica fácil compartilhar apenas o conteúdo mais interessante dentro dessa comunicação.

Por exemplo, digamos que você seja web designer e ilustrador. Para desenhar o logotipo de uma empresa, não precisa mostrar todos os sites que já produziu.

Profissionalismo

Criar portfólio digital em plataformas é fácil e barato.

Antigamente, ter um site próprio era uma tarefa cara e difícil, pela dificuldade de se encontrar criadores de sites especializados.

Hoje em dia, possuir um site oficial com domínio próprio é um sinônimo de organização, profissionalismo e credibilidade. 

Adequação à área de profissão

Se o seu trabalho ocorre sob a interface digital e o seu dia-a-dia profissional se baseia em criação de peças digitais, um portfólio que não esteja nesse âmbito se torna obsoleto.

É importante que você mostre que tem domínio da sua área de atuação.

A sua apresentação de serviços e habilidades vai conquistar muito mais a confiança do cliente. Tenha em mente que um portfólio online para quem trabalha com serviços digitais é basicamente um item obrigatório.

Disposição de ferramentas de atualização

Tem uma entrevista ou reunião de última hora e precisa atualizar o portfólio?

Com o modelo online, você pode fazer atualizações de onde estiver, até mesmo pelo smartphone ou tablet. 

Acessível

Caso um empregador ou cliente queira conferir novamente os seus trabalhos, uma única informação sua, como seu nome, pode o levar facilmente ao seu portfólio online, caso tenha um domínio associado a informação que ele dispõe. 

Como usar o portfólio online como blog e atrair mais pessoas?

ilustração de pessoas montando um blog em um computador gigante

Você sabia que, ao incluir aspectos de blog ao seu portfólio, os conteúdos gerados podem te impulsionar profissionalmente?

Sim, muitas pessoas transformam seus sites em blogs que sempre geram tráfego através das buscas em sites de pesquisa como Google e Bing. Quer saber como fazer isso? 

O primeiro passo é criar uma página dentro do seu portfólio em que você possa disponibilizar conteúdos relacionados ao seu serviço ou profissão.

E em seguida, começar a redigir conteúdos que respondam dúvidas ou sejam interessantes para quem usa sites de pesquisas. 

Abaixo, vou te mostrar algumas dicas e informações legais sobre o uso de postagens de conteúdo em blogs de sites portfólios. Confira:

Use categorias e tags

Cada post de um blog pode ser marcado com categorias e tags. Essas etiquetas criam páginas para conteúdos que têm algo em comum, facilitando os filtros e a navegação por materiais semelhantes.

E o melhor é que uma mesma publicação pode receber diversas classificações.

Ou seja, não é necessário fazer upload do mesmo projeto em várias páginas diferentes. A própria estrutura do site já faz esse trabalho de gerar timelines específicas para cada tag.

SEO (Search Engine Optimization)

Você sabia que os sites de buscas, como Google e Bing, utilizam um sistema de ranqueamento para definir quais sites e conteúdos são mostrados com mais relevância?

É o chamado SEO, sigla para Search Engine Optimization.

Alguns desses recursos são a meta description, uma espécie de resumo do post, e os textos alternativos inseridos em imagens. Essas informações ajudam os robôs da internet a “ler” e categorizar o endereço eletrônico.

Veja também: Dicas e técnicas para redação SEO e inbound marketing

Boas práticas de SEO melhoram o posicionamento do blog nos resultados da busca. Assim, a tendência é gerar mais tráfego para o seu site.

Por isso, vale a pena preencher todos os campos e descrever detalhadamente cada trabalho publicado no portfólio digital.

Compartilhamento

As postagens de um blog geram URLs individuais. Assim, fica fácil selecionar projetos específicos para enviar por e-mail a um futuro cliente.

Em vez de mostrar todas as suas criações de uma vez, você pode direcionar o usuário aos exemplos mais próximos à área de atuação dele.

Digamos que você trabalhe com design gráfico. Pode desenvolver logotipos, ilustrações e projetos visuais para publicações impressas. Se o contratante precisa diagramar uma revista, ele provavelmente não estará interessado em ver os logos criados para outras empresas.

Outra vantagem de manter um blog é poder compartilhar os links nas redes sociais. Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram podem ser canais de comunicação interessantes para prospectar clientela.

Gratuidade

Utilizar um template pronto e hospedar imagens em alta resolução na rede, sem pagar nada por isso: talvez esse seja um dos grandes atrativos que levem profissionais a criar portfólio com blog.

Principalmente os iniciantes conseguem realizar uma boa divulgação sem investir demais em marketing digital.

Aposte no portfólio online para conquistar espaço no mercado de trabalho

Agora que você já sabe um pouco mais sobre qual portfólio criar, seja em PDF ou site, você já tem mais informações do que a maioria da concorrência.

Minha dica pessoal é priorizar um site em formato de portfólio digital e, para grandes oportunidades de trabalho, investir também em um material impresso complementar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e comente! 

Nos vemos nos próximos artigos.

Créditos das imagens: Freepik.

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa.
Veja mais