Como fazer um portfolio impresso?

Valorize seu trabalho! Veja 10 dicas de como montar e criar um portfolio para impressão. Veja também quando ter uma versão em PDF ou online.

impressora fazendo impressão de teste

“Como fazer um portfolio impresso?” é uma dúvida e tanto para quem está pensando em procurar por um emprego na área de design, publicidade e qualquer outra que exija portfolio, principalmente quando você não tem experiência profissional.

O que eu vou dizer aqui não é regra nem unanimidade, é apenas a minha opinião a partir da experiência que eu tive com professores, colegas de trabalho e até mesmo com alguns profissionais.

Espero que ajude!

10 dicas para montar seu portfolio impresso

Lembrando que a maior parte das dicas é mais recomendável para portfolios impressos. Portfolios online têm estrutura e navegação completamente diferentes, então as dicas também são.

Variedade é importante

Dê uma variada. Não use muitas peças de uma só campanha, por exemplo. Se você quer montar um portfolio com 10 trabalhos, use no máximo 3 peças dessa campanha, mas só se ela for muito boa — caso contrário vai parecer “encheção de linguiça”.

Variar, além de deixar seu portfolio mais abrangente, mostra que você tem experiência com outras coisas.

Destaques à direita

Destaque a melhor peça colocando-a sempre na página à direita. É a primeira página que olhamos quando abrimos uma revista, principalmente sua parte inferior.

Parece uma coisa boba, mas funciona!

Qualidade > quantidade

Se você tiver muitos trabalhos, tente selecionar apenas os melhores. Algumas empresas não gostam ficar olhando muitas peças, acredite. Já participei de alguns processos: a correria acaba fazendo com que alguns entrevistadores façam as coisas às pressas.

Na dúvida, faça dois portfolios impressos — um com vários trabalhos (mas não muitos) e outro com umas dez páginas no máximo, só com os melhores.

Começo, meio e fim

Antes de começar a montar seu portfolio impresso, separe os seus melhores trabalhos em uma pasta, por exemplo, e escolha os dois principais. O melhor, deixe no final do portfolio. O segundo melhor, no começo.

Isso ajuda a causar uma boa impressão logo de cara com um dos seus melhores trabalhos – mas sempre deixe o melhor para o final.

Descreva brevemente

Coloque uma boa descrição abaixo de cada um dos seus trabalhos, mas apenas o básico. Se você quiser explicar a peça, por exemplo, seja breve.

Se você não exagerar, esse pode ser um ponto extra no seu portfolio – demonstra que você tem a preocupação com conceitos, não só com arte.

Seja criativo, mas prático

Seja criativo na montagem, mas não extrapole. O foco são os seus trabalhos, e não a fonte que você usou no portfolio ou o tipo de folha que você escolheu para a impressão. Às vezes um portfolio básico causa uma impressão melhor, porque vai direto ao assunto.

Fora que se você “enfeitar” demais seu portfolio, o PDF vai acabar ficando pesado demais.

O que colocar na capa?

Quanto à capa, o ideal é colocar seu logo. Deixe informações (textos em geral) para a contracapa ou folha de rosto.

Se você não tiver um logo, use uma parte do seu trabalho favorito. Faça um recorte, não use-o por completo – o resultado é meio abstrato e misterioso. Se tiver uma ilustração, por exemplo, use só ela. Evite usar marcas. E, é claro, certifique-se de que o recorte ficará bem na capa.

Apresentação e currículo

Indexe seu currículo ao portfolio. É interessante e prático, assim estará tudo reunido em um só lugar.

Colocar seu currículo antes ou depois dos trabalhos? Bom, o ideal é ter sua apresentação antes de seus trabalhos, mas pode ficar para o final também. Certifique-se de deixar em uma página fácil de encontrar, o que facilitará a vida dos recrutadores.

Versão digital

Tenha sempre um pdf otimizado para web do seu portfolio impresso para envia-lo por e-mail sempre que possível.

É importante que ele seja otimizado para web, assim fica bem mais leve.

Qualidade da impressão é imprescindível

Não tem cabimento você apresentar seus melhores trabalhos de uma maneira amadora, não é mesmo? Faça umas pesquisas e testes com algumas gráficas para garantir a qualidade da finalização. Escolha a gramatura ideal, entre 150 e 250, por exemplo.

A encadernação também pode fazer toda a diferença: espiral normalmente dá um resultado bem amador, e canoa / dobra e grampo pode ficar bem ruim dependendo do volume de páginas e gramatura do portfolio. Na dúvida, compre uma pasta personalizada! Fica até mais fácil pra atualizar seu portfolio depois.

Dicas ao mandar seu portfolio para impressão

portfolio escrito com tipos móveis
Trabalhar com impressão pode gerar muitas dores de cabeça. Mas muitas mesmo!
  • Faça um boneco: Antes mesmo de fechar o portfolio para impressão, faça um boneco em forma de rascunho mesmo para garantir que tudo estará na sequência certa. Se preferir, imprima em sua casa o resultado final, de maneira simples (em P&B, formato A5), para ter um boneco mais preciso antes de mandar tudo para impressão.
  • Peça provas de impressão: Para evitar surpresas, não mande imprimir seu portfolio logo na primeira gráfica que você for só porque alguém te indicou. Peça uma prova de impressão e veja se o trabalho é bom mesmo ou se você precisa fazer alguns ajustes.
  • Faça pelo menos uma cópia extra: Evite imprevistos e tenha um portfolio de “backup”. Pode ser até mesmo uma versão simplificada para ser um plano B caso você precise reimprimir a versão original.
  • Preço nem sempre condiz com qualidade: Já fiz impressões em gráficas caras e baratas. Nem sempre o preço alto teve a ver com boa qualidade e vice-versa. Então, não se engane e pesquise!
  • Não improvise: Já vi casos de portfolios corrigidos à mão. Por exemplo, as páginas foram impressas sem numeração, e aí o dono do portfolio decidiu resolver o problema comprando um carimbo. Não subestime rascunhos, bonecos, provas e testes: eles estão aí para evitar roubadas.
  • Use pastas com cautela: Pastas são ótimas para manutenção do portfolio, já que você poderá remover ou adicionar trabalhos sem precisar imprimir tudo de novo. Mas tenha cuidado, pois algumas pastas tendem a ficar com aparência desgastada muito rápido, e as boas são bem caras. Personalizar é uma boa, desde que você opte pelo simples.

Portfolio online ou impresso: qual priorizar?

Importante: Dependendo da sua área, não dê preferência para um portfolio online (como um site). Um portfolio impresso é muito importante na maioria das vezes, assim como o pdf.

Ter um portfolio na web é mais prático, mas dependendo do seu tipo de trabalho o impresso é prioridade total. Ter as três versões (site, pdf e impresso) é excelente em alguns casos.

O que colocar no meu portfolio?

Aqui no Criar Portfolio você encontra diversas dicas sobre isso. Navegue no blog e tire as suas dúvidas!

Aqui um exemplo: Como montar um portfólio profissional sem trabalhos reais?

Fabio Lobo
Formado em Publicidade e Propaganda e Design de Publicidade, trabalha com web design e desenvolvimento, mas sempre arruma um tempo pra ler, estudar e escrever sobre quase tudo. Siga no twitter!
Veja mais