Exemplos e modelos de currículo

Procurando inspiração para montar um currículo completo da maneira certa? Confira essa seleção de exemplos e modelos de curriculum!

exemplos de currículo

Procurar por exemplos e modelos de currículo pode te ajudar muito na etapa de construção do seu. Aliás, quanto mais detalhes importantes seu currículo tiver, mais atrativo ele se tornará, o que aumentará definitivamente as oportunidades de emprego para você.

Montar um currículo perfeito não é tão simples quanto parece. Muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre o que inserir em cada lacuna. A questão é que depende muito do posicionamento que você quer atingir.

Por exemplo: você quer se tornar referência em uma determinada habilidade? Quer ressaltar suas competências adquiridas por cursos de especialização? Então tudo isso precisa ter um espaço especial de destaque no seu currículo.

Geralmente cada CV precisa seguir uma hierarquia importante. Se você está em busca de uma recolocação profissional ou quer se especializar em uma determinada área, precisa anotar as seguintes dicas!

Como fazer um currículo bem estruturado

Quando surge uma vaga de emprego, a empresa recebe vários currículos de pessoas com diferentes capacidades. Se o currículo não apresenta informações claras e objetivas, logo é descartado pelo recrutador.

Portanto, para que isso não aconteça, você precisa levar em conta as seguintes considerações:

O resumo/objetivo profissional é fundamental

Quando o recrutador recebe o seu CV a primeira coisa que ele irá manter sua atenção é no resumo ou objetivo. Dessa forma, você precisa a qualquer custo atrair a curiosidade do recrutador nesse primeiro momento. Nesse caso, é bom que você faça uma pesquisa aprofundada sobre a empresa, sobre seus valores e posicionamento no mercado.

Com essas informações em mãos, você pode destacar as principais habilidades que serão fundamentais para o cargo em questão. Você pode começar inserindo no campo “objetivo profissional” o papel que você pretende desempenhar dentro da empresa e como você fará para colaborar com o sucesso da mesma.

Contudo, vale ressaltar que essas informações precisam somar em torno de 3 a 5 linhas no máximo. Seja verdadeiro e sucinto!

Não insira informações pessoais

Informações pessoais como documentos, endereço ou estado civil são desnecessárias, a não ser que a própria empresa exija isso para os candidatos. Geralmente, essas informações são pedidas no ato da entrevista para os candidatos pré-selecionados.

Então no cabeçalho do CV você só precisa inserir o seu nome completo e informações para contato como telefone, cidade ou região de residência e e-mail profissional.

Ressalte seus méritos

No campo “experiência profissional” é preciso inserir em ordem cronológica todos os locais em que você já trabalhou. Porém, é importante também ressaltar os momentos em que você subiu de cargo ou alcançou algum objetivo da empresa. Isso irá potencializar o seu currículo e destacá-lo dos demais.

Baixe modelos diversificados, porém objetivos

Existem vários tipos de modelos de currículo. No entanto, você precisa se atentar à objetividade, simplicidade e praticidade. Dessa forma, seu currículo não irá chamar atenção pelo visual, mas sim pelo conteúdo.

Você pode baixar modelos prontos para o seu currículo e editar como quiser, ou utilizar ferramentas que geram currículos online. Clique nos links e confira.

Abaixo, separamos algumas dicas:

5 exemplos de currículo

1 – Exemplo de currículo simples

Note que neste modelo, o candidato aproveitou o campo objetivo para inserir algumas habilidades que provavelmente se encaixam na vaga de emprego. O resumo profissional também menciona suas melhores capacidades e experiência.

modelo de currículo simples
Modelo de currículo simples

2 – Exemplo de currículo tradicional

Este é um dos modelos mais utilizados por candidatos a vagas de emprego. Traz uma organização de informações essencial para o recrutador encontrar o que precisa.

modelo de currículo tradicional
Modelo de currículo tradicional

3 – Exemplo de currículo mais detalhado

Este modelo traz informações diferentes como atividades adicionais e outras informações. Nesses campos, é possível inserir todas as atividades ou eventos que contribuíram para aumentar sua experiência no ramo.

modelo de currículo detalhado
Modelo de currículo detalhado

4 – Exemplo de currículo com foto

A foto no currículo é um dilema. Afinal, existem empresas que priorizam uma boa imagem do candidato e outras que não levam isso em consideração na hora de contratar. Vale a pena investigar a cultura da empresa antes de pensar em inserir uma imagem no seu currículo.

No entanto, vale ressaltar que a imagem precisa ter boa qualidade e o candidato precisa estar sério para transmitir autoridade e respeito.

modelo de currículo com foto
Modelo de currículo com foto

5 – Exemplo de currículo para pessoa sem experiência

Quem ainda não tem experiência, precisa ressaltar ao máximo os cursos de especialização e qualificação profissional. Desse modo, ocupe os espaços com detalhes dos cursos ou dê ênfase ao curso de maior importância que poderá lhe conceder a vaga.

modelo de currículo para pessoa inexperiente
Modelo de currículo para pessoa inexperiente

Com esses exemplos de modelos de currículo você pode adequar as melhores informações para construir um currículo perfeito.

Comece agora mesmo a destacar seus potenciais e boa sorte!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Comentários

  • preciso preencher um curriculum comentado para uma vaga no mestrado. preciso de um modelo

    Responder
    • Olá, Cristina!

      No momento não temos um modelo assim, mas vamos seguir com sua sugestão e publicaremos um assim que possível 😀

      Responder

Deixe seu comentário