Como montar um portfólio profissional sem trabalhos reais?

Precisa criar um portfolio mas não tem clientes? Confira nossas dicas e veja como montar um portfolio profissional sem trabalhos reais é mais fácil do que parece!

Profissionais da indústria criativa, como fotógrafos e designers, precisam ser bons no que fazem. São essas habilidades que garantem a contratação para novos projetos. Porém, os iniciantes podem ter dificuldade em montar um portfolio profissional sem trabalhos reais – afinal, nunca tiveram clientes de verdade para acumular experiência.

A solução está em encontrar maneiras alternativas de expor o próprio talento. A seguir, confira algumas sugestões.

Como montar um portfólio sem clientes

Mesmo os trabalhadores veteranos nunca estão totalmente preparados. Volta e meia surgem tendências ou tecnologias mais avançadas, que exigem uma reciclagem. É preciso estudar, observar o mercado e adequar-se às novidades.

Isso significa que até alguém com anos de experiência precisa estar em constante movimento. Um portfólio profissional fala por si só, mas não pode ter cara de datado ou, pior ainda, antiquado. Principalmente no design e na moda, os trabalhos mais recentes podem impressionar tanto quanto os clássicos.

Se já é assim para quem tem muita estrada, não seria diferente para os iniciantes. Só consegue inovar quem está criando sempre. A prática ajuda a desenvolver habilidades, encontrar métodos de trabalho eficientes e testar materiais ou abordagens inusitadas. O processo é de tentativa e erro, até que se encontre uma linguagem pessoal.

Caso você ainda seja estudante, pode aproveitar os projetos desenvolvidos em sala de aula para montar um portfolio profissional sem trabalhos reais. Além disso, não tenha medo de soltar a criatividade em casa mesmo, sem uma demanda específica. Algumas sugestões são:

  • Realizar trabalhos não oficiais para suas marcas favoritas;
  • Fazer releituras de obras clássicas da sua área de atuação;
  • Criar experimentações de técnicas e linguagens diferentes.

Para facilitar a tarefa, listamos abaixo exemplos de projetos fictícios para montar um portfólio do zero. Lembre-se, é claro, de esclarecer ao futuro cliente que se tratam de conceitos experimentais, que não chegaram a ser executados.

Design gráfico

Você pode criar um logotipo para o próprio nome ou a empresa que pretende ter. Elabore pôsteres de bandas, cartazes de eventos, banners de propaganda ou outras peças que explorem sua potencialidade criativa.

Web design

Faça um hotsite para uma promoção, uma página para um fã-clube ou mesmo um portal de notícias. Os posts não precisam ter texto de verdade. Utilize o lorem ipsum para preencher esses campos.

Diagramação

Invente uma revista, um jornal ou um informativo. Teste linguagens: da publicação de sindicato ao catálogo de moda. Experimente com tamanhos, tipografias e cores diferentes. Você pode recorrer a bancos de imagem gratuitos para deixar a publicação fake com cara de profissional.

Fotografia

Bom, nada mais simples que pegar uma câmera e sair clicando por aí. A intenção é buscar ângulos surpreendentes e explorar diferentes recursos: velocidade, abertura do obturador, tempo de exposição… Use cenas do cotidiano, registre eventos de rua ou monte um estúdio caseiro para “brincar” de fotografia publicitária.

Vídeo

Invista nos curtas autorais, em videoclipes ou mesmo em apresentações institucionais. Seja você videografista, editor de imagens ou cinegrafista, explore diferentes técnicas e tente juntar os melhores takes no seu portfólio.


Viu como montar um portfolio profissional sem trabalhos reais é possível? Deixe um comentário e conte-nos o que achou das dicas!

Veja mais